segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resumo da apostila

Realismo - Naturalismo

Em 1857 foi publicado Madame Bovary, de Gustave Feaubert, considerado primeiro romance realistada literatura universal, logo em seguida em 1867,publica-se Therese Raquin de Émile Fola, inaugurando o romance naturalista. Surdindo assim uma literatura voltada para a análise da realidade, com idéias opostos a arte romântica.

Limites entre Realismo e Naturalismo

Apesar do grande número de pontos em comum, o realismo e o naturalismo, existe uma fronteira entre uma casa e outra. A realidade para os realistas, é baseada em leias naturais. O desenvolvimento dessa atitude levou do naturalismo, que foi o realismo levado do extremo,vendo o homem totalmente condicionado às leias biológicas.

O Realismo

Diante das mudanças histórico-cultural existentes no Realismo como o desenvolvimento da economia cafeeira, o crescimento de classes médias urbanas e os conflitos cada vez mais acirradas entre abolicionistas, monarquistas e republicanos, as descobertas cientificas, as idéias de reformas políticas e de revolução social exigiam doas escritores de uma literatura de ação.

O Realismo no Brasil

A publicação de Memórias de Brás Cubas, de Machado de Assis inaugurou a Literatura Realista no Brasil. Machado de Assis, Aluízio Azevedo, Adolfo Caminha e Olavo Bilac foram os principais escritores do período. Mudava a literatura porque mudava o país. Aumenta o número de estrada de ferro, incrementa o transporte urbano,surge a iluminação elétrica e o cinema. Nas cidades, aumenta a classe comercial, o funcionalismo, os militares e os trabalhadores livres, já em grande parte imigrantes.

O Naturalismo

O Naturalismo enfatiza o aspecto materialista da existência humana, para os escritores naturalistas o homem era um simples produto biológico cujo comportamento resultava da pressão do ambiente social e da hereditariedade psicofisiológica.

Os autores colocam-se como narradores oniscientes, impassíveis, podendo ver tudo por todos os ângulos, as personagens são vistas de fora para dentro.

Aluízio de Azevedo, Adolfo Caminha, Domingos Olimpio e Raul Pompera são os principais romances naturalistas no Brasil. Porem no Brasil a prosa naturalista foi

Características do Realismo e Naturalismo

· Realismo : Compromisso com a realidade

· Presença do cotidiano

· Personagens ti picados

· Preferência pela nação

· Anticlericais, antimonárquicos e antiburgueses

Realismo na França

Nos contexto Frances, o realismo tem uma influencia decisiva no ponto de vista ideológica e política, já que suas proposta confinam, não raras vezes, com sentido de denuncia social e ética tal como se pode verificar na obra dos pintores Coubert (influenciado pela ideologia socialista), Daumeir e Millet.Ao realismo associa-se igualmente a idéia de natureza, mas novamente desprovida da carga simbólica e sublime que os românticos lhe haviam atribuído.

A França foi pioneiro na constituição do realismo como escola literária, com escritores como Stindhal, Gustav flaubert, Honaré de Balzac e Emile Zala

Portugal

Já em Portugal o Realismo teve inicio com a questão Coembrã em 1865. Oliveira Martins, Ramalho Orligão, Eça de Queiroz, Antero de Quintal e Teofalo Braga foram os principais altores.

Realismo Inglês

O Realismo se instaurou no continente europeu entre 1850 e 1880 na França, Inglaterra e Alemanha. Os Realistas tinham a urgência de representar a existência, as questões rotineiras e os hábitos das camadas média e baixa, as quais não pousavam seu cotidiano segundo padrões do mundo antigo.

Nas artes plásticas destacavam-se Gustav Coubert e Jean Franções Millit. Neste campo os ingleses se manifestavam através de preceitos cultivados pela “Irmandade Pré-Rafaelista”,seus membros dividiam a historia da arte em antes e depois de Rafael. Para eles, este artista desprezava a verdade artística ao insistir na procura de pavões estéticos romantizados.

2 comentários:

  1. Eu já vi "resuminho", mas esse aí, é o tal!!!
    kkkkkkk

    Bem que vocês podiam se empenhar um pouco mais.
    Tanta coisa interessante sobre Portugual e a Inglaterra...

    ResponderExcluir