Realismo - Naturalismo
Em 1857 foi publicado Madame Bovary, de Gustave Feaubert, considerado primeiro romance realistada literatura universal, logo em seguida em 1867,publica-se Therese Raquin de Émile Fola, inaugurando o romance naturalista. Surdindo assim uma literatura voltada para a análise da realidade, com idéias opostos a arte romântica.
Limites entre Realismo e Naturalismo
Apesar do grande número de pontos em comum, o realismo e o naturalismo, existe uma fronteira entre uma casa e outra. A realidade para os realistas, é baseada em leias naturais. O desenvolvimento dessa atitude levou do naturalismo, que foi o realismo levado do extremo,vendo o homem totalmente condicionado às leias biológicas.
O Realismo
Diante das mudanças histórico-cultural existentes no Realismo como o desenvolvimento da economia cafeeira, o crescimento de classes médias urbanas e os conflitos cada vez mais acirradas entre abolicionistas, monarquistas e republicanos, as descobertas cientificas, as idéias de reformas políticas e de revolução social exigiam doas escritores de uma literatura de ação.
O Realismo no Brasil
A publicação de Memórias de Brás Cubas, de Machado de Assis inaugurou a Literatura Realista no Brasil. Machado de Assis, Aluízio Azevedo, Adolfo Caminha e Olavo Bilac foram os principais escritores do período. Mudava a literatura porque mudava o país. Aumenta o número de estrada de ferro, incrementa o transporte urbano,surge a iluminação elétrica e o cinema. Nas cidades, aumenta a classe comercial, o funcionalismo, os militares e os trabalhadores livres, já em grande parte imigrantes.
O Naturalismo
O Naturalismo enfatiza o aspecto materialista da existência humana, para os escritores naturalistas o homem era um simples produto biológico cujo comportamento resultava da pressão do ambiente social e da hereditariedade psicofisiológica.
Os autores colocam-se como narradores oniscientes, impassíveis, podendo ver tudo por todos os ângulos, as personagens são vistas de fora para dentro.
Aluízio de Azevedo, Adolfo Caminha, Domingos Olimpio e Raul Pompera são os principais romances naturalistas no Brasil. Porem no Brasil a prosa naturalista foi
· Realismo : Compromisso com a realidade
· Presença do cotidiano
· Personagens ti picados
· Preferência pela nação
· Anticlericais, antimonárquicos e antiburgueses
Realismo na França
Nos contexto Frances, o realismo tem uma influencia decisiva no ponto de vista ideológica e política, já que suas proposta confinam, não raras vezes, com sentido de denuncia social e ética tal como se pode verificar na obra dos pintores Coubert (influenciado pela ideologia socialista), Daumeir e Millet.Ao realismo associa-se igualmente a idéia de natureza, mas novamente desprovida da carga simbólica e sublime que os românticos lhe haviam atribuído.
A França foi pioneiro na constituição do realismo como escola literária, com escritores como Stindhal, Gustav flaubert, Honaré de Balzac e Emile Zala
Portugal
Já em Portugal o Realismo teve inicio com a questão Coembrã em 1865. Oliveira Martins, Ramalho Orligão, Eça de Queiroz, Antero de Quintal e Teofalo Braga foram os principais altores.
Realismo Inglês
O Realismo se instaurou no continente europeu entre 1850 e 1880 na França, Inglaterra e Alemanha. Os Realistas tinham a urgência de representar a existência, as questões rotineiras e os hábitos das camadas média e baixa, as quais não pousavam seu cotidiano segundo padrões do mundo antigo.
Nas artes plásticas destacavam-se Gustav Coubert e Jean Franções Millit. Neste campo os ingleses se manifestavam através de preceitos cultivados pela “Irmandade Pré-Rafaelista”,seus membros dividiam a historia da arte em antes e depois de Rafael. Para eles, este artista desprezava a verdade artística ao insistir na procura de pavões estéticos romantizados.
ok.
ResponderExcluirEu já vi "resuminho", mas esse aí, é o tal!!!
ResponderExcluirkkkkkkk
Bem que vocês podiam se empenhar um pouco mais.
Tanta coisa interessante sobre Portugual e a Inglaterra...