terça-feira, 30 de novembro de 2010

O livro de Alexandre Herculano apresenta como personagem principal eurico que exerce a função de presbítero perante a hierarquia sacerdotal da igreja. Viveu em um simples prédio na Espanha em uma era de muitos conflitos na Europa.
Bem já " O Presbitério " em sua cidadesinha em horas vagas fazia poemas. chegou a ser comparada aos maiores poetas da época. Eurico ingresssou no presbitério por causa de uma disilusão amorosa mesmo tendo feito uma promeça de alebato derical ( celabato ou meu ver seta um estado em que sacerdotes, padres, bispos devem seguir ou seja devem ser solturos a vida toda sem compor uma família com mulher e filhos ) já o autor Alexandre Herculano tem um modo diferente de ver o celebato " Oparecer do Autor"... Para as almas, não sei se diga demasiadamente positivas, se demasiadamente grosseiras, o celibato do sacerdócio não passa de uma fórmula social aplicada a certa classe de individuos cuja existência ela modifica vantajosamente por um lado e desfavorece por outro. A filosofia do celibato para os espíritos vulgares acaba aqui. Aos olhos dos que avaliam as coisas e is ginebs só pela sua ultilidade social, essa espécie de insulação doméstica do sacerdote, essa indireta abjuração dos afetos mais puros e santos, os da família, é condenada por uns como contrária o interesse da nações, como danosa em moral e em política, e defendida por outros como útil i moral.
Eu, por minha parte, fraco argumentador, só tenho pensado no celibato á luz do sentimento e sob a influência da impressão singular que desde verdes anos fez en nun a idéia da irremedavel solidão da alma a que a igreja condenou os seus ministros, espécie de amputação espiritual, em que para o sacerdote morra a esperança de completar a sua existência na terra. Suponde todos os contentamentos, todas as consolações que as imagens celestiais e a crença viva podem gerar, e achareis que estas não suprem o triste vácuo da soledade do coração. Dai ás paixões todo o ardor que puderdes, aos prazeres mil vezes mais intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertei o mundo em paraíso, mais tirai dela a mulher, e o mundo será um ermo melancolico, os deleites serão apenas o prelúdio do tédio.
Em visita que, Eurico vivia em uma sociedade um tanto quanto violenta e imoral nao tendo um minimo de carater. Ele era deferenciado por ser uma pessoa um pouco antisocial não fazia mal algum as pessoas ao seu aredor, pelo contrário sempre estava tentando ajudar elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário