terça-feira, 16 de novembro de 2010

Analise da narrativa segundo da pagina 290 do livro de português.


1) Porque que se pode afirmar que O Cortiço é o personagem principal da obra?

O personagem principal de uma narrativa, é a quem si deva as principais ações dinamizadoras do enredo ou a quem o texto dedica maior personificação de atitudes e emoções. Não considerando O Cortiço um personagem que si pode atribuir características morais e psicológicas, o consideramos o personagens principal pelo fato, de toda a historia girar em torno dele e é esse o motivo do O Cortiço da nome a obra.

2)Desenvolva a seguinte afirmação:O tema mais importante no romance é o imigrante português representado principalmente por personagens em três diferentes posições sócios econômicas: João Romão, Miranda e Jerônimo.

O fim da escravidão no Brasil não compensava o século de opressão e exclusão que marcaram grandes grupos sociais no pais. Sabe-se que antes da lei Áurea ouve muita luta para obter a liberdade, havendo caso de compra de liberdade como ocorre em parte com a personagem Bertoleza.

Todos esses elementos compões o cenário social em que ocorre o romance o de Aloísio de Azevedo. Naquela época a habitação popular nas cidades começavam a ser os cortiços, habitação coletiva que servia para abrigar os trabalhadores braçais, ex-escravos e migrantes que chegavam de outras partes do pais e até do exterior.

O tema mais importante no romance é a imigração portuguesa, relatada de posições socioeconômicas, através dos personagens de João Romão, Miranda e Jerônimo.

João Romão via na nova situação do pais a oportunidade de negocio, e através golpes consegue ficar rico transformando sua pequena vendinha em um cortiço o e “ São Romão”.

Miranda, português pobre que da o “golpe do baú” e casa-se com um mulher rica, só que eles acabam de tendo de ir morar ao lado do cortiço. De início sua casa ate era maior que o cortiço mais no fim da historia não dava nem para comparar.

E Jerônimo era morador do cortiço que foge com sua amante abandonando a mulher e a filha, acaba gastando todo o dinheiro e terminando sem nada e bêbado.

3)Discuta a seguinte afirmação: “ O português negociante de fazenda por atacado foi vencido pelo português negociante de secos e molhados”. ( Dirce Cortes Riedel)

O negociante de fazenda é Miranda e a expressão “por atacado” quer dizer que ele possui grande numero de fazenda já o negociante de secos e molhados é João Romão que é dono de uma vendinha logo de inicio, percebendo que Miranda é mais rico que João Romão, só que através de muito trabalho e golpes no fim da historia sua vendinha si torna um grande cortiço, então a situação financeira dos dois se inverte daí a afirmação “ o português negociante foi por atacado foi vencido pelo português negociante de secos e molhados”.

4)De acordo com a visão naturalista, porque Jerônimo, um português, não teria vencido na vida como os demais da sua raça!

O naturalismo analisa força de fatores como a hereditariedade e o meio sobre comportamento humano. Com base nisso podemos explicar porque o português Jerônimo não cresceu na vida, ao contrario de Miranda e Estela, Jerônimo não tinha nada pra herdar e considerando o comportamento humano(características da visão naturalista) Jerônimo não fez nada por merecer abandonou a mulher e a filha fugiu com Rita baiana e acabou bêbado, contudo não a chance de Jerônimo crescer na vida.

5)No decorrer da narrativa alguns personagens, como João Romão, Piedade, Jerônimo e Pombinha sofre um processo de transformação social e moral. Demonstre a transformação ocorrida e a condição final de cada um deles.

João Romão: Um português dono de uma venda no bairro de botafogo no Rio de Janeiro, através de ambição e de golpes conquista tudo que quer e entre altos e baixos conquista melhor condição estrutural do seu cortiço. Mas em nosso ver teve um fim em que se sente muito culpado, como notamos no seguinte trecho encontrado no fim do livro “João Romão fugiu para o canto mais escuro do armazém tampando o rosto com a mão”. Nele percebemos a insatisfação e a vergonha do personagem.

Piedade: Portuguesa, tranqüila, honesta e trabalhadora, não si mete na vida de ninguém. Depois das graçinhas do marido entrou em decadência, pálida, saúde frágil, agora sem marido, começou a beber, seu fim foi ser expulsa do cortiço ser tratada pela filha prostituta e quase morta de bêbeda.

Jerônimo: Português, honesto, forte, dedicado ao trabalho e a mulher Piedade. Conhece Rita Baiana por ela si apaixona, chegou a matar o namorado dela, larga a mulher e o trabalho e foge com Rita Baiana e com ela vive, termina sem dinheiro muito.

Pombinha: Bonita, loira, muito branca, modos de menina de boa família, 18 anos, ainda não era menstruada, sede as galanteios Leoni (prostituta) e é estuprada por ela, após o estupro fica menstruada e casa-se com o seu noivo, mais não vive feliz, então separa-se também vira uma prostituta e banca sua mãe Dona Isabel.

6)Comente as causas, segundo a visao naturalista de Pombinha ter si tornado prostituta e Jerônimo ter se abrasileirado.

Como já disse no exercício numero 4, o naturalismo analisa as forças de fatores hereditários e o meio sobre comportamento humano. Essa é a causa de Pombinha ter si tornado prostituta, o comportamento humano de Leone incentivou Pombinha e o fato de ser a única a saber ler e escrever no cortiço fazia com que ela si sentisse diferente e quisesse mudar de vida. O comportamento humano pode ser considerado a causa do abrasileiramento de Jerônimo um simples português, honesto, trabalhador e fiel a mulher ao ir morar no cortiço se deslumbra com o modo de vida brasileiro festivo, animado, as mulheres são atraentes, com o rebolado e etc. Então esse comportamento Brasileiro faz com que Jerônimo mudasse seus costumes, daí a expressão abrasileiramento.

7) Porque é possível afirmar que o sucesso de João Romão pode ser visto sobre o enfoque da lei da seleção natural?

Seleção natural: e um processo da evolução proposto porá Charles Darwin e aceito pelo mainstream, da comunidade cientifica como a melhor explicação para a adaptação e especialização dos seres vivos como evidenciado pelo registro fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genérica, fluxo gênico e pressão de mutação.

O conceito básico de seleção natural e que características favoraiveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.

Referência bibliográfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_natural

Agora sabendo o que é lei da seleção natural podemos afirmar que o sucesso de Joao

Romão é Por hereditariedade.

8) Porque o cortiço e os demais romances naturalistas são considerados romances

de teses?

O romance de tese é uma causa antecessora suficiente para posteriormente, virar um

ou varias outros acontecimentos, e no romance “O Cortiço“ dentre outras, há um

processo continuo aonde vários acontecimentos vem de condições anteriores, porque

é centrado apenas a um evento, ou seja, que gera vários acontecimentos por isso são

considerados romances de teses.

11 comentários:

  1. Era tudo que eu estava procurando!
    Obrigadoo!!!

    ResponderExcluir
  2. Voce que fez esse gabarito?Tudo está certo?Acha que consegue um melhor ainda de algum professor?

    ResponderExcluir
  3. Mto bom eram essas respostas que eu estava procurando para me auxiliar em um trabalho. :D

    ResponderExcluir
  4. muito bom
    salvou a minha vida
    vc é 10.000

    ResponderExcluir
  5. noss sauvou minha vida ;) tenho um trabalho pra entregar amanha
    auaheueaueh soh os BRBR

    ResponderExcluir
  6. Para dona Isabel o que representa o fato de pombinha ter se tornado mulher?

    ResponderExcluir
  7. Para dona Isabel o q representa o fato de pombinha ter se tornado mulher??

    ResponderExcluir