segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tarefa Daniela e Maelle

a)Quem foram: Auguste Conte, Hipólito Taine, Charles Darwin, Karl Marx e Frederich Engels??

Auguste Conte: E considerado o pai da sociologia, e tambem e reconhecido por ter formulado a doutrina denominada positivismo, para Comte os fenômenos sociais eram regidos por leis fixas e naturais, assim como as leis da fisica ou da química.

Hipólito Taine: O Método de Taine consistia em fazer história e compreender homem à luz de três fatores: meio ambiente, raça e momento histórico. Estas teorias foram aplicadas no movimento artístico realista.

Charles Darwin: foi um naturalista inglês, Ficou famoso por espalhar a comunidade científica sobre a evolução dos seres viventes. Um dos seus grandes feitos foi elaborar a teoria da “Seleção Natural” que foi aceito pelo mainstream da grade científica, como a melhor resposta para o modo de se adaptar dos seres vivos, como evidenciado apenas pelo registro fóssil.

Karl Marx: Foi um grande teórico socialista, q criou conceitos como a luta de classes e a mais valia(venda da força de trabalho), capitalismo e socialismo, mas a sua maior contribuição foi para a sociologia do conhecimento-setorespecifico da sociologia.

Frederich Engels: Filósofo e socialista alemão. Principal colaborador de Karl Marx na elaboração de sua filosofia sobre o valor e o materialismo histórico. Nasce em Barmen, filho de um rico industrial. Cresce impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas e suas famílias. Muitos de seus trabalhos são produzidos em colaboração com Marx, como o Manifesto Comunista, embora escreva sozinho algumas das obras mais importantes do que viria a se chamar teoria marxista. Entre elas estão A Evolução do Socialismo de Utopia a Ciência , A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, O Anti-Duhring , Revoltas Camponesas na Alemanha , Revolução e Contra

b) O que foi: o Positivismo, o Determinismo, o Evolucionismo e o Socialismo Científico?

Positivismo: Foi uma corrente filosófica, criada por Auguste Comte que valoriza os resultados obtidos apenas de maneira experimental, ou seja, de modo que possa ser observado. O positivismo critica áreas do conhecimento, tais como a filosófica, religiosa e a empírica, que tem como fonte de dados informações que não podem ser verificadas, na pratica, por todos que assim queiram. Pode-se dizer que ia contra toda sua forma de metafísica. O positivismo deu inicio ao uma nova forma de conhecimento baseada na razão, estabelece critérios rígidos para determinar uma nova forma de ver o homem e o mundo e baseia-se unicamente na relação experiência-resultado. A partir dessa teoria, nasce a ciência como a vemos hoje, ou seja, valendo-se de critérios que são considerados universais.

Determinismo: O determinismo antropológico é a doutrina que afirma que todo agir humano é determinado por variáveis biológicas. Ou seja, que todas as suas vontades e ações não são livres (no sentido de uma determinação livres (no sentido de uma determinação racional e espontânea) do sujeito, e sim resultado de mecanismos biológicos. O caso mais evidente do determinismo biológico é o determinismo genético, o qual afirma que uma pessoa é completamente determinada pelos seus gens: se vc gosta de sorvete de chocolate ou morango, isso é, em útima análise, diria o determinista genético, fixado pelos seus gens. Se um cientista decifrasse todos os seus gens, ele poderia, sem te conhecer, dizer se vc prefere morango ou chocolate. Um argumento contra tal determinismo seria a demonstração que gemeos univitelinos também podem ser bastante diferentes.
Uma outra forma de determinismo biológico é defendido por Pavlow, segundo seu esquema de reações instintivas aprendidas. Este modelo não é um puro biologismo, porque afirma a influência do meio na determinação de um indivíduo.
É necessário se perceber, que determinismos são defendidos em diferentes graus. Uma coisa é afirmar que algumas características básicas são dadas geneticamente, ou coisa seria afirmar que tudo (até mesmo a decisão sobre a cor da sua camisa) é resultado de mecanismos biológicos. Formas alternativas de determinismo seriam: determinismo ambiental (Skinner), determinismo sócio-econômico (Marx), determinismo psicológico, ou até mesmo um determinismo teológico: Deus determina o seu comportamento. Estes modelos podem ser até mesmo complementares: poderia se dizer que o comportamento humano é determinado pelas variáveis gens + ambiente, ou gens + estrutura psicológica, etc. Contra o determinismo é defendida a tese do libertacionismo: O ser humano é livre para determinar suas ações. È a opinião do senso comum.

Evolucionismo:Entende-se por evolução a adaptação dos seres vivos às alterações ocorridas no meio ambiente. Esta adaptação foi bastante discutida no século XVIII, pois acreditavam numa doutrina chamada fixismo. Esta dizia que as espécies eram criadas pelo Ser Divino assim como são sob forma imutável não podendo assim evoluir.Apesar de Jean-Baptiste Lamarck apresentar a primeira teoria a fim de explicar o evolucionismo, foi Charles Darwin, no século XIX, quem provocou inúmeras discussões e indecisões a cerca do fixismo, fazendo com que admitissem as transformações ocorridas nos seres vivos por causa das alterações do meio ambiente que acontecem constantemente.Os fósseis, a partir deste período, tornaram-se importantíssimos para o estudo evolucionista, já que podem comprovar a evolução de inúmeras espécies de seres vivos apresentando organismos simples de um determinado período que aparece em outro com características mais complexas, mostrando as alterações ocorridas ao longo do tempo.Na medida em que o evolucionismo se espalhava, vários cientistas tentavam explicar este processo, o que originou inúmeras teorias, onde se destacava o Lamarckismo e o Darwinismo.Por causa da evolução, os seres vivos foram ganhando novas características e herdando outras, e estas transformações que ocorrem ao longo do tempo são estudadas pela genética que procura respostas acerca da origem das características e da transmissão para outras gerações. Descobriu-se que as transformações (mutações) que acontecem no DNA originam as alterações nas características dos seres vivos. Novas características, porém, surgem quando ocorrem variações isoladas no DNA, criando uma recombinação genética.

Socialismo Científico: O socialismo científico iniciou-se no século XIX, por Karl Marx e Friedrich Engels, o qual foi chamado de socialismo marxista. Rompeu com os socialistas "Utópicos", porque não apresentava na prática como combater o capitalismo, mas reconheceram a importância e aproveitaram a análise crítica da realidade política e econômica de toda a história das sociedades e do capitalismo.Karl Marx (1818-1883) filósofo alemão, criador das teorias: materialismo histórico e da luta de classes. Estudou filosofia nas universidades de Berlim e Iema. Escreveu artigos radicais a favor da democracia, quando era chefe da redação do jornal Rheinische zeitung em colônia no ano 1842. Foi para Paris ondeconheceu o escritor Friedrich Engels, no ano de 1844. Acreditava que a solidariedade dos trabalhadores deveria superar o poder dos estados nacionais.Karl cientista social, historiador e revolucionário, foi o pensador socialista de maior influência sobre o pensamento filosófico e social da humanidade, embora fora ignorado pelos estudiosos acadêmicos, que não acreditaram em sua tese. Ele acreditava que só uma revolução internacional para por fim a burguesia e o capitalismo e implantar o comunismo, então foi expulso de Paris.Foi estudar história e economia em Londres, escreveu para a imprensa, e ajuda a fundar o movimento pró-socialista primeiro internacional, a associação nacional dos operários 1864 e o partido social-democrático alemão. Sua maior obra foi editada e 1867 "O capital", onde expressara os principais conceitos do marxismo a teoria do valor, da mais- valia e do acumulo de capital..

c)Como essas correntes influenciaram o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo?

A reprodução da realidade observada; a objetividade no compromisso com a verdade (o autor é imparcial), personagens baseadas em indivíduos comuns (não há idealização da figura humana); as condições sociais e culturais das personagens são expostas; lei da causalidade (toda ação tem uma reação); linguagem de fácil entendimento; contemporaneidade (exposição do presente) e a preocupação em mostrar personagens nos aspectos reais, até mesmo de miséria (não há idealização da realidade). São as principais características do movimento, que tem total influência das correntes da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário