quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Autores e obras

Machado de Assis

Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, mestiço, de familia humilde, trabalhou desde a infância, estudou pouco mas alcançou alta posição como funcionário público. Ele começou a escrever comédias e a publicá-las no jornal em que era editor. Casou-se com Carolina Xavier vivendo ao seu lado até a morte. A mesma daria inspiração a personagem Dona Carmo. De todos os seus gêneros literários, Machado de Assis se sobressai como contista e romancista. Suas obras são divididas em dois grupos, a primeira continha as obras Ressureição, Helena, A mão e a luva, Iaiá Garcia, apresentando características gerais do romantismo do seculo XIX, do que propriamente uma herança romântica. Já Memórias Póstumas de Brás Cubas marca o início do segundo grupo, obra em que ele se revela um gênio na análise pscológica e de personagem. Nesse grupo inclui-se os romances Quincas Borbas, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.


Raul Pompéia

Raul Pompéia nasceu em Angra dos Reis. Em São Paulo participou de movimentos abolicionistas e republicanos. Estreiou na literatura com a novela Romanesca, um ano após publicou a obra Cançoes sem metro. Pompéia se envolveu em várias polêmicas na qual desafia o poeta Olavo Bilac para um duelo.
Raul Pompéia na literatura brasileira publicou OAteneu em 1888 onde o escritor trata de um romance com diferentes classificações atribuídas a obra como realista, naturalista, psicologista, parnasiana com evidências de complexidade e singularidade. A obra o Ateneu é narrada em primeira pessoa, inicia-se com a palavra da protagonista. O que segue são experiencias vividas, reconstituídas, selecionadas e comunicadas no ponto de vista subjetivo.


Aluísio de Azevedo

Aluísio de Azevedo nasceu em São Luiz do Maranhão. De pensamentos naturalistas escreveu romances como a primeira publicação o livro " O Mulato ", que teve como conscequência fazer ele viver da literatura. Sua principal carcterística era a capacidade que ele retratava ambientes, paisagens e cenas coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário