Diferente dos ultraromânticos, os condoreiros desenvolvem uma poesia social, comprometidos com a causa abolicionista e republicana. Em geral são poemas de tonalidade forte, cujo finalidade é ter o poder de persuasão, conquistando e convencendo o leitor-ouvinte para a causa defendida.
O nome condoreirismo associa-se ao condor, identificando-se como uma ave capas de voar alto, solitário, e de enxergar a grande distância. Os poetas condoreiros supunham ser eles também dotados dessa capacidade e, por isso, tinha o compromisso, como poetas iluminados por Deus, de orientar os homens comuns para o caminho da justiça e da liberdade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicI8kjhHmze46ZLUZkkA7OEBgnZ8L1zH5JGRGf4_YRsI0ksgg9S4AiKpkcs3rt7ySS-ps8YWTZ0iiJVrG2pQZJklToMXfZGbBmlz6LptI3e1e3oqDxXtdsHz2rMHA5-RSWmo8DTlaxktE/s400/lei.jpg)
Nesse ano de 2010 completa 138 do falecimento do “nosso” CASTRO ALVES, figura ilustre da poesia social e lirica, inteligente, sonhador, fumante e namorador dentre festivais, exposições, debates, ensaios teatrais e até a contrução de um navio negreiro -REFENCIA OA POEMA DE SUA AUTORIA- o brasil todo celebra o nosso poeta condoreiro, aquele que como o Condor, possue asas firmes par alçar grandes võos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgISfyF3NST62E4XtFeI-kIuHL9GXgtGoVAQhlGM0gJUXhFXLRdFX42FpAwjfY89c-qBULdJ21cDm5qbQCwZlSakyuhWmYUyAFYNwNkuZuakNfbundh3xM7Tm_wmvzwPQ1b-lbQtAXPdJM/s400/lei2.jpg)
Leilane Martins Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário