sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Condoreirismo

Condoreirismo ou condorismo é uma parte de uma escola literária da poesia brasileira, a terceira faseromântica, marcada por temas sociais onde se defende a idéia de que todos somos iguais.
Diferente dos ultraromânticos, os condoreiros desenvolvem uma poesia social, comprometidos com a causa abolicionista e republicana. Em geral são poemas de tonalidade forte, cujo finalidade é ter o poder de persuasão, conquistando e convencendo o leitor-ouvinte para a causa defendida.
O nome condoreirismo associa-se ao condor, identificando-se como uma ave capas de voar alto, solitário, e de enxergar a grande distância. Os poetas condoreiros supunham ser eles também dotados dessa capacidade e, por isso, tinha o compromisso, como poetas iluminados por Deus, de orientar os homens comuns para o caminho da justiça e da liberdade.


Nesse ano de 2010 completa 138 do falecimento do “nosso” CASTRO ALVES, figura ilustre da poesia social e lirica, inteligente, sonhador, fumante e namorador dentre festivais, exposições, debates, ensaios teatrais e até a contrução de um navio negreiro -REFENCIA OA POEMA DE SUA AUTORIA- o brasil todo celebra o nosso poeta condoreiro, aquele que como o Condor, possue asas firmes par alçar grandes võos.




Leilane Martins Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário