quarta-feira, 9 de junho de 2010

A filosofia de Victor Hugo


O livro "Os Miseráveis" nos mostra de maneira direta a filosofia política e social de Victor Hugo. Onde diz que o homem tem o direito de usufruir de uma vida financeiramente confortável mas sendo fruto de seu próprio trabalho e tornar-se rico. O personagem principal do livro cujo o nome é Jean Valjean retrata bem essa filosofia, por ter sido um condenado que fugiu da prisão e reconstruiu sua vida através de seu próprio esforço, montando empresas trazendo prosperidade para a região além disso ajudando várias obras de caridade.Com o tempo podemos afirmar que Jean Valjean é a figura de seu criador nos mostrando como seria um mundo melhor sem luta mas sim cooperação entre todos.

Opinião pessoal: Minha gente, a filosofia de Victor Hugo é mais do que certa, o mundo atual está cheio de pessoas que se tornam ricas com o trabalho dos outros, pois eu acho que precisamos de mais cooperativismo e menos competição entre todos, fazendo assim do jeito que o próprio Victor Hugo fazia.

Wesley Pereira

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O autor e escritor Victor Hugo, em seu livro “Os Miseráveis”, defende bravamente a tese de que o homem tem o direito de usufruir de uma vida financeira confortável, mas sendo fruto do seu próprio trabalho e tornar-se rico. Quem tem vontade de enriquecer dignamente e luta por isso é capaz de alcançar seus objetivos, segundo o autor.
    Um dos argumentos usados pelo autor para retratar essa filosofia, foi criar o personagem principal para mostrar detalhadamente que todos podem construir, ou até mesmo reconstruir sua vida com seu próprio trabalho, seja sua vida financeira ou social.
    Outro argumento usado pelo autor diz que ao trabalharmos e enriquecermos com nosso próprio esforço, não estamos ajudando e melhorando só a nossa vida, mas a de todos aqueles que vivem ao nosso redor, em um mundo melhor sem luta e com muita cooperação entre todos.
    Ao meu ver o autor tem razão ao defender essa idéia, visto que construindo sua vida através do seu próprio esforço, a pessoa está de certa forma mostrando a todos que com caráter, dignidade, perseverança e muito trabalho podemos conquistar isso e muito mais, sem prejudicar ninguém, usando apenas a nossa capacidade e inteligência.

    Filippe Nogueira Rodrigues. 3º ano tarde.

    ResponderExcluir
  3. Admirável, Fillipe. Estou impressionada.

    ResponderExcluir