quinta-feira, 10 de junho de 2010

Antoine Saint-Exupery

Foi indicado a mim fazer o seguinte: identificar traços romanticos no livro "O Pequeno Principe", apesar de que o livro e o autor não são do período romântico.No começo do livro, assim que o autor se encontra com ''Le Petit Prince'' no trecho:
''- Por favor... desenha-me um carneiro!...
-Hem! Mas ... que fazes aqui?
- Por favor ... desenha-me um carneiro ...
Então eu desenhei.''
Ele desenha três tipos de carneiro até que o autor perde a paciência e desenha uma caixa e diz que o carneiro está dentro da caixa. Incrivelmente o principe compreende o que o autor quiz falar . Ou seja, de uma maneira bem linda, os dois entram em sintonia de pensamentos e sentimentos. De maneira indireta se caracterizou o subjetivismo. Além do livro ter muitas caracteristicas individualistas.
A maneira com que o principe cuida de seu planeta, com carinho e responsabilidade, para mim se caracteriza nacionalismo. Mas nenhum momento foi tão marcante quanto na hora da rapoza. Ela exige que antes de os dois fazerem qualquer coisa que o principe a cative.O que quer dizer ''cativar''? Segundo o livro é criar laços. A maneira mais linda do livro de como se mostrar um sentimentalismo tão forte. Para mim é lindo..;

A palavra ''cativar'' teve um significado mais marcante na tradução do livro em português do que em qualquer outra tradução. Foi a palavra feita para demonstrar o que era preciso para se "conquistar" o carinho do póximo. Para quem nunca leu "O Pequno Principe" eu recomendo e te garanto que vocês jamais irão esquecer dessa história.

Um comentário: