terça-feira, 6 de abril de 2010

Herói francês

Olá blonquitos! Faz um bom tempo que não nos falamos. É claro que temos nos visto algumas vezes, mais sem conteúdo, agora prometo esclarecer um pouco sobre o perfil do herói francês. Bom, como todos já sabem (ou mais ou menos já deveriam saber) os franceses, lá pelo século XVIII ou XIX, estavam passando por um período de muitas mudanças e revoltas, graças à Revolução Industrial e a própria Revolução Francesa, sem mencionar os republicanos, que ainda não estavam satisfeitos! Mas, fechando nossos parênteses, o Francês não estava de brincadeira não, minha filha! O povo já é um tanto quanto orgulhoso (com aqueles narigões, eles tinham o que empinar) e o herói francês foi criado a partir do pensamento de revolta do povo da época, que não se conformava com as injustiças, não levava desaforo para casa e muito menos deixava uma dama em apuros. Eram verdadeiros cavalheiros com as "demoiselles ", mas quanto ao seus modos, "Dieu ne plaise!"- Deus me livre!- poderiam ser comparados a ogros, muitos deles eram vaidosos, verdadeiros garanhões, uh lala! Mas eram brutamontes idealizados pelos autores envolvidos nas revoluções de seu povo (afinal, o que importava na hora de escrever era somente seus próprios sentimentos).
No livro "D'Artagnam e os três Mosqueteiros", escrito por Alexandre Dumas, existem várias informações que nos levam a perceber tais características do herói, no caso de D'Artagnam ou dos três mosqueteiros (adaptação resumida por Carlos Morais, publicada pela editora globo, página cinco, primeiro parágrafo). A história começa a ser contada pelo pai de D'Artagnam, que o adverte, antes de o filho partir para Paris: "Não suportes, meu filho, nenhuma ofensa de qualquer que seja... Não fujas de nenhuma ocasião de bater-te em duelo...". Isso já é o suficiente para comprovar, mas, se vocês ainda quiserem tirar alguma prova eu sugiro que procurem uma boa biblioteca e leiam livro. A gente recomenda. E se houver alguma dúvida sobre a obra não deixe de perguntar. Afinal, para isso existe o ícone "deixe seu comentário".

O personagem Shrek (apesar de não ter sido criado na França do seculo XIX) retrata bem as caracterísicas do herói francês, quanto a bravura e o heroismo que ele axerceu ao salver a sua princesa.

Au
revoir...

Israel Eller

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk....
    Shrek, é??
    Tomara que nenhum francês veja isto...
    De minha parte, um D'Artagnan serviria bem aos meus propósitos heróicos. Coragem demais, cavalheirismo exagerado de menos. Pretensioso e intrépido na medida certa.
    Eu gosto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O autor do texto "herói frances" defende o fato de que o heroi em si era praticamente um "ogro",apesar de ser um herói e que esse fato pode ser notado em livros escritos por certos autores que influenciaram o romantismo frances.
    O autor cita em um ponto do texto de que no livro "D'Artagnam e os três Mosqueteiros", escrito por Alexandre Dumas podemos notar a caracteristica rude dos heróis.
    Outro ponto importante do texto e quando o autor fala sobre a criação do herói frances devido a varias causas como a propria revolução francesa.O herói frances foi criado com um proposito de por fim nas injustiças da epoca e logicamente defender suas damas.
    Ao meu ver o autor não tem razão de expor somente o lado "ogro" do heroi frances e esquece que ele tam bem era romantico,no caso de D'Artagnam ele não é um ogro e representa muito bem o heroi frances outro heroi que podemos citar e que não foi citado no texto é o "corcunda de notre dame" personagem da trama de Victor Hugo onde se enquadra o preconceito social e racial.

    Pablo Maciel Da Silva 3º ano tarde.

    ResponderExcluir